Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pós-Covid: doença pode causar sequelas neurológicas ou psiquiátricas

Ansiedade e transtornos de humor estão entre as sequelas da Covid-19

Uma em cada três pessoas que foram infectadas pela Covid-19 recebe um diagnóstico que aponta para sequelas de alguma doença neurológica ou psiquiátrica, até seis meses depois de ter contraído a doença. É o que mostra um estudo publicado na revista The Lancet.

Em síntese, a pesquisa aponta que os quadros mentais mais presentes foram ansiedade (17% das pessoas), transtornos de humor (14%), abuso de substâncias controladas (7%) e insônia (5%).

Contudo, apesar de menos comuns, as doenças neurológicas também são sequelas da Covid-19. As mais frequentes divulgadas na pesquisa foram: Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico (2,1%), demência (0,7%) e hemorragia cerebral (0,6%).

Atenção as alterações Pós-Covid

O médico neurologista Rodrigo de Souza Castro explica que, de acordo com a pesquisa, as incidências eram maiores em pacientes que necessitaram de hospitalização e, notadamente, naqueles que exigiram admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou desenvolveram encefalopatia.

Rodrigo afirma que as alterações foram vistas mesmo nos pacientes que não tinham fatores de risco como idade, doença cerebrovascular prévia entre outros.

É importante ressaltar que mesmo após a recuperação hospitalar, alguns dos sintomas tanto neurológicos, quanto mentais, podem persistir por meses e até por anos.

Antes de mais nada, tanto os pacientes do pós-Covid, quanto os familiares devem estar atentos a possíveis alterações, principalmente relacionadas ao estado emocional e neurológico.

Ainda segundo o médico, é de suma importância consultar um Neurologista e/ou Psiquiatra para acompanhar possíveis sequelas neuropsiquiátricas pós infecção.

Além disso, os exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico de doenças cerebrovasculares e quadros neurodegenerativos que venham a ocorrer aos pacientes que já se curaram do vírus. Mas isso vai depender principalmente da suspeita clínica. 

Por fim, com o intuito de identificar possíveis condições psiquiátricas, o ideal é estar sempre com o check-up em dia. Essa é uma forma de monitorar a evolução de cada paciente e reduzir consequências que podem ser significativas.

Teve Covid-19 e quer saber se ficou com alguma sequela? Clique aqui e agende o seu exame de imagem no Anchieta Diagnósticos. 

 

 

Publicações Recentes

Localização/Contato

Área Especial 8, 9, 10 – 6º andar, térreo e subsolo Setor C Norte | Taguatinga-DF DKP PARTICIPAÇÕES LTDA CNPJ: 21.656.090/0001-43

E-mail:

Telefone:

(61) 3353-9000

Redes sociais