Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Câncer de mama: a importância do diagnóstico precoce

O Outubro Rosa é uma campanha criada para conscientizar empresas, entidades e população sobre o câncer de mama

Ao longo do mês, são estimuladas a realização de ações direcionadas à prevenção e diagnóstico precoce da doença

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o país. 

A campanha é fundamental para chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce, o que pode aumentar em 95% a chance de cura no tratamento

Por isso, é extremamente importante se atentar aos sinais e sintomas, realizar o autoexame e, quando necessário e indicado, fazer o rastreamento anual pelos exames de imagem, sendo o mais importante a mamografia.

 Fatores de risco

Assim como em todas as doenças, os fatores de risco do câncer de mama devem ser considerados. 

Além dos fatores relacionados à idade e também às condições hormonais, deve-se analisar, ainda, a história reprodutiva e os fatores hormonais como, por exemplo, primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos, uso de anticoncepcional hormonal oral ou terapia de reposição hormonal, dentre outros, cita.

Fora isso, os fatores ambientais e comportamentais, como exposição à radiação ionizante, sobrepeso e obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo, também devem ser destacados e percebidos.

 Diagnóstico por imagem

O exame de mamografia consegue detectar tumores subclínicos, que são aqueles impalpáveis.

A mamografia de rastreamento, realizada em uma população aparentemente saudável para identificação da doença em estágio inicial, é recomendada em todas as mulheres de 40 a 74 anos, anualmente, segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

A ultrassonografia e a ressonância magnética também são exames utilizados no rastreamento e diagnóstico do câncer de forma complementar à mamografia.

Se você precisar de algum exame de imagem, conte com o Anchieta Diagnósticos. 

Clique aqui para agendar. 

Publicações Recentes

Localização/Contato

Área Especial 8, 9, 10 – 6º andar, térreo e subsolo Setor C Norte | Taguatinga-DF DKP PARTICIPAÇÕES LTDA CNPJ: 21.656.090/0001-43

E-mail:

Telefone:

(61) 3353-9000

Redes sociais