Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quais os benefícios de beber água durante o exercício físico?

Todo mundo sabe que beber muita água durante o dia é muito importante. Mas, beber água durante o exercício físico oferece uma série de benefícios para o corpo e para a saúde. 

A água está envolvida em todos os processos do nosso organismo e, para manter o corpo saudável, é essencial se hidratar. 

Durante o treino o nosso corpo sua mais e, por isso, perdemos uma série de nutrientes essenciais. 

Qual a quantidade certa de água durante o treino?

Tudo em excesso faz mal. É importante beber água durante o exercício físico, mas é preciso ter uma certa moderação. Ingerir muita água no meio do exercício pode ser um incômodo. 

É preciso beber uma quantidade de água suficiente para manter a temperatura do corpo sob controle, diminuir o cansaço e controlar a aceleração cardíaca. 

O processo de hidratação

Como estamos falando dos benefícios de beber água durante o treino, é preciso entender que são três etapas a serem seguidas: antes do treino, durante e depois do treino. 

  • Antes do treino: é importante ingerir cerca de 500 ml pelo menos duas horas antes de iniciar o treino;
  • Durante o treino: recomenda-se cerca de 150 a 300 ml em intervalos de 20 minutos. 
  • Depois do treino: o ideal é consumir 50% a mais de água do que o volume de suor perdido. Se a pessoa perdeu 1 kg, ou aproximadamente 1 litro de água, ela deve consumir 1,5 litros de água até 6 horas após o treino. 

Os benefícios de beber água durante o exercício físico

  1. Controle do cansaço e mais disposição para treinar; 
  2. Regulação da temperatura do corpo; 
  3. Favorecimento da circulação sanguínea e eliminação de toxinas; 
  4. Diminuição da incidência de cãibras; 
  5. Transporte de glicogênio (fonte de energia armazenada nos músculos e solicitada durante a prática esportiva) até as células; 
  6. Aproveitamento de muitas vitaminas hidrossolúveis 

A ingestão de água ajuda no processo de filtragem, que ocorre nos rins. Quando a pessoa bebe pouca água, acaba sobrecarregando o fígado. 

O fígado, por sua vez, transforma a gordura do nosso corpo em energia. Se o seu funcionamento estiver comprometido, haverá acúmulo de gordura, dificultando as chances de emagrecimento.

Publicações Recentes

Localização/Contato

Área Especial 8, 9, 10 – 6º andar, térreo e subsolo Setor C Norte | Taguatinga-DF DKP PARTICIPAÇÕES LTDA CNPJ: 21.656.090/0001-43

E-mail:

Telefone:

(61) 3353-9000

Redes sociais